Wednesday 13 June 2012

'Ultima Hora' de Samuel Wainer

'Ultima Hora' (Latest Hour) was a popular newspaper launched by Samuel Wainer around the time Getulio Vargas was elected President of Brazil in 1950. Most of the Brazilian press was conservative politically so 'Ultima Hora' would occupy a left-of-the-centre position, usually supportive of Vargas' government running against right-wing hatred-mongers like Carlos Lacerda's 'Tribuna de Imprensa' or 'O Globo'. 

In 1954, there was a chance of a right-wing inspired putsch against democracy, but President Vargas, who was a sharp politician saw through it and committed suicide, saving Democracy in Brazil due to the Nation's wrath against the right-wing conspirator. So 'Ultima Hora' (and Brazilian Democracy) had another 10 years of breathing space... until 1964, with the Cold War at its peak, Brazilian Democracy was finally the victim of the US blind campaign against 'Communism'... especially the kind Fidel Castro had just introduced in Cuba.

'Ultima Hora' was one of the first victims of the new Dictatorship installed with the blessing of the USA government. From 1964 until Samuel Wainer sold his newspaper with great losses 'Ultima Hora' wasn't up to scratch to what it had been since 1950. 

'Ultima Hora' was a great mixture between 'popular journalism' (crimes and disasters) and the most sophisticated columnists be it socialites or political analysts. 


'Ultima Hora' foi um jornal planejado pelo jornalista Samuel Wainer, para inserir-se dentro da nova sociedade democrática brasileira, depois a eleição de Getúlio Vargas em 1950.

Samuel bolou o que se pode chamar de primeiro jornal genuínamente nacional, já que havia uma 'Ultima Hora' no Distrito Federal, uma outra em São Paulo, uma terceira em Porto Alegre e finalmente aquela de Belo Horizonte. Cada jornal tinha sua independência quanto aos assuntos locais, sendo que no âmbito federal e internacional, seguia uma política de independência, contrastando com a política pró-estadunidense de veículos como 'O Globo', 'Tribuna de Imprensa', 'Estado de São Paulo' e outros.


jornalista Samuel Wainer.


'Ultima Hora' traçou um caminho ímpar, já que era ao mesmo tempo um jornal de 'qualidade' e 'popular'. Ele fazia a ponte entre esses dois universos aparentemente inconciliávies. A 'qualidade' vinha do tratamento de assuntos políticos internacionais e locais. O 'popular' vinha da cobertura de crimes passionais e qualquer atividade acontecida nos bairros pobres e afastados.

A orientação política era francamente nacionalista e de esquerda. Isso não fazia que suas redações de show business fosse 'políticamente orientada'. Havia liberdade total nas redações. Tanto assim que articulistas como Miguel Vaccaro Netto, amplamente identificado como pró-norte-americano, tinha muito campo de ação dentro da UH.

'Ultima Hora' era o melhor jornal brasileiro. Isso pode-se afirmar sem sombra de dúvida. Com a Guerra Fria esquentando cada vez mais, e o quase fim-do-mundo devido à política agressiva dos norte-americanos em relação à Cuba e a subsequente militarização total dos regimes latino-americanos, a 'Ultima Hora' não tinha mais espaço para respirar.

Com o Golpe Militar de 1964 pôs-se um ponto final em qualquer tentativa de se viver democráticamente no País... e a morte de 'Ultima Hora' era apenas uma questão de tempo. Com a emasculação das redações de jornais pelo país inteiro promovida pela Junta Militar do momento, UH foi vendida para o Grupo Folhas, que não sabendo o que fazer com ela, a relegou a um segundo e terceiro plano até sua morte anunciada, quando já não era nem sombra do que fora no início dos anos 1950s.

Fiz aqui um resumo das notícias de Ultima Hora entre 1957 e 1964. O critério é inviesado ao show business, com algumas pitadas de acontecimentos políticos que abalaram o País e o Mundo. As pessoas quase todas se esquecem que em 1962 o Mundo quase acabou. Os USA já estavam prontos para apertar o botão que iria espirrar toneladas de bombas nucleares em Cuba e União Soviética. Os russos por seu lado apontavam todos seus mísseis para Berlin e Washington. Nunca se teve tão perto de uma hecatombe nuclear do que em 1962. 'Ultima Hora' contou tudo.


Carlus Maximus, 13 Junho 2012.


a direita nacional nunca gostou de eleições.


com a renúncia de Jânio Quadros, a direita ficou desnorteada e raivosa. Para fazerem conluio com os agentes norte-americanos foi um passo.  


Jânio Quadros renuncia à Presidência, e a direita 'veta' o Vice-Presidente de assumir.


  o governador Brizola, do Rio Grande do Sul se alia ao IV Exercito contra o Golpe aventureiro.


a direita tenta dar o Golpe em 1961... mas teve que esperar mais três anos.


política local paulista era notícia quente.




1957 - transitional year!


1957 is part of a transitional period for Brazilians which were sort of preparing themselves for what was in store in 1958. Rock was knocking at the door with The Platters visiting São Paulo and Rio in September. In October, the Rock'n'roll Fantasy revue made up of more than seven different acts straight from Brooklyn's Paramount Theater's Alan Freed rock shows visit São Paulo & Rio to teach how to rock'n'roll. 

Maysa, a São Paulo socialite turned singer-song-writer becomes the latest sensation in pop music with 'Ouça'. Terezinha Morango, Miss Brazil 1957, repeats Martha Rocha's 1954's feat in Long Beach being place as the 2nd most beautiful woman in the Universe. 

Louis Armstrong causes a sensation in São Paulo and Rio with his trumpet and artistry. 

Brazilian politics settled down for a relatively smooth period after the turbulences of previous years. Juscelino Kubitschek's presidency was doing fine. It seemed like Hope was in the air! Everyone was preparing for 1958, the peak of this virtuous cycle.

M A R Ç O    1 9 5 7   v i s t o    p o r     U L T I M A    H O R A

2nd March 1957 – Sábado – Não haverá Rock’n’Roll no tríduo carnavalesco – O ritmo norte-americano foi parar na Justiça – pagina 3, texto de H. L. Alves :  O caso do rock’n’roll foi parar na polícia, na Secretaria de Segurança Publica e Tribunal de Justiça de São Paulo. Tudo começou com portaria expedida pela Secretaria da Segurança de São Paulo proibindo a execução do ritmo alucinante nos salões. Ante-ontem deu entrada no expediente de protocolo do Tribunal de Justiça de São Paulo, mandado de segurança impetrado pelo sr. Ciro Batelli Carvalho, com profissão declarada de músico e estudante, em seu favor, por achar-se privado de exibir-se, com seu conjunto de músicos e dançarinos que dirige, em virtude da portaria manifestadamente ilegal e arbitrária, baixada pelo sr. Secretario da Segurança Pública do Estado de São Paulo em 19 de Fevereiro de 1957, solicitando providências no sentido de proibir a execução, em nossos salões, da dança norte-americana denominada Rock and Roll. O requerimento estriba-se na formação de um conjunto a que denominou-se de “Crazy Boys”, com o único fito de propagar e difundir por todos os meios o contagiante ritmo de Tio Sam.  Alfredo A. de Lemos é o nome do advogado que entrou com o MS [mandado de segurança] contra a portaria. O jovem entusiasta do R’n’R reside em Santos.

Sr. Paulo Barbosa Campos Filho, desembargador nomeado relator dessa matéria, procurado por UH disse:  “Entrei de férias e nada sei.”  O Juizado de Menores agirá.

8 March 1957 – 6a. – “Rock and Roll é uma dança inocente.” – Assim pensam os jovens em reação contra as medidas que cerceam liberdade de praticá-lo – Tango, maxixes e outros são bem mais sensuais e mesmo móbidos – reportagem de E. Vaughan Filho.  UH falou com Ciro Batelli e o advogado Alfredo A. de Lemos. Mandado não teve julgamento antes do Carnaval -  Ciro Batelli declara que tentará um novo festival de Rock, que talvez se realize no mesmo local do primeiro, Restaurante Molinário.  Cinco casais compõe o grupo dos “Crazy Boys” [rapazes loucos]. Se proibido, irá ao Supremo Tribunal Federal.

Nota do blog: Pesquisando a 'Ultima Hora' de Março de 1957 fiquei sabendo: “Crazy Boys” era um grupo de músicos [?] e dançarinos de rock'n'roll. UH não explica direito quem são os “músicos”; apenas que são 5 casais de dançarinos da cidade de Santos, que se apresentavam em São Paulo no Restaurante Molinário.

O líder desse grupo se chamava Ciro Batelli Carvalho, empetrou um Mandado de Segurança contra o Secretario de Segurança do Estado de São Paulo, que havia expedido uma portaria proibindo a execução de rock'n'roll nos salões do Estado, durante o Carnaval de 1957. A matéria não foi julgada antes do Carnaval... e daí a UH não fala mais nada... mas como estão faltando alguns exemplares, pode ser que o desfecho se encontrasse aí.

Minha conclusão é que os “Crazy Boys” [Rapazes loucos] eram esses 5 casais santistas, que ganhavam algum aqui na cidade de São Paulo, dançando ao som de discos de rock'n'roll norte-americano. Eu não creio que eles tivessem conjunto próprio, pois daí, então, teria que haver mais integrantes.

A portaria contra o Rock foi baixada em 19 de Fevereiro de 1957, portanto quem quiser pesquisar mais  é só ir até a Praça João Mendes, que esses procesos são públicos. 

13 March 1957 – 4a.  – “Vovó, Papai and Rock and Roll” – divertida sátira de Silveira Sampaio, estréia hoje no Teatro Leopoldo Fróes, na rua General Jardim, pela Cia. de Comédia Odilon Azevedo, com Conchita de Moraes.

14 March 1957 – 5a.  – Gasolina, sambista de Porto Alegre assina com a Odeon – Contratado da Record, está afastado desde Setembro de 1956 em tratamento de saúde, volta agora Gasolina com todas suas “octanas” em forma.  Cancelou contrato anterior com a Polydor para assinar com a Odeon.

25 MAR 1957 – 2a.  – “O noivo da girafa”, com Mazzaroppi estréia no Art Palácio, Broadway e Trianon.

27 MAR  1957 – 4a.  – Adhemar de Barros eleito Prefeito de São Paulo – Cabe à UDN responsabilidade pela derrota de Prestes Maia.

30  MAR  1957 – Sábado – “Telefone pedindo Bis”, das 13 as 14 horas na radio Bandeirantes, atende aos telefonemas dos ouvintes e tocam as mais pedidas em “Atendendo o Ouvinte”, programa seguinte. Apresentação de Enzo de Almeida Passos.  Coluna do Jota Marciano.

A B R I L   1 9 5 7   v i s t o   p o r    U L T I M A   H O R A

2  ABR  1957 – 3a.  – Leny Eversong em foto em frente ao night-club Thunderbird em Las Vegas, na coluna “Radio”, de Miguel Vaccaro Netto.

É disco que eu gosto” na Bandeirantes, das 11:05 às 11:30 com direção e apresentação de Irvando Luiz.  Coluna "Discomania", na pagina seguinte, escrita por Nettinho, que é pseudônimo de Miguel Vaccaro Netto. 

Vaccaro ainda assina uma terceira coluna, “Olhando TV”. Portanto 1957 é o ano que Miguel tem bastante poder dentro da parte de Entreterimento do jornal Ultima Hora do Samuel Wainer.

6  ABR  1957 – Sábado – “Ronda dos Bairros”, programa intinerante ao vivo” da PRG 9, Radio Nacional, em colaboração com UH, amanhã, no Cine Santa Inêz, Rua Bom Abrigo, 253, na Vila Santa Izabel.

13 ABR 1957 – Sábado – “Ronda dos Bairros”, amanhã, no Cine Star, na R.Joaquim Floriano, Itaim – Agostinho dos Santos, que grava na Polydor com a regência de Enrico Simotti, desmente que vai mudar de gravadora.

– Rebelião no manicômio abala Franco da Rocha – 800 detentos rebelam-se contra a direção.

16 ABR 1957 – 3a. – Caetano Gherardi (de óculos) aparece em clichê na coluna “Olhando TV” de MVN, como havia aparecido em 9 ABR em outra foto.  Há uma pequena entrevista com ele, onde diz que nasceu em 13 Outubro 1927, na cidade do Cairo, Egito, onde seu pai, diplomata Italiano, residia. Começou como jornalista no “Giornale della Sera” de Roma. Veio ao Brasil, e há 6 anos foi diretor de produção de “Modêlo 19”. Dirige uma agência de publicidade. Foi “switch” da TV Record, Canal 7 e é desquitado, estando prestes a casar-se novamente, embora os pais da noiva não queiram permitir.  Tem 1,71 de altura e pesa 84 kg.

19 ABR 1957 – Sexta-feira SantaRadio Bandeirantes fora do arTradicionalmente, todos os anos, na Sexta-feira da Paixão, a Bandeirantes permanece fora do ar.  E a tradição ainda é mantida desta vez.  A mais popular emissora paulista, encerra as transmissões a zero hora de hoje [sexta-feira], retornando as suas atividades às 6 horas da manhã do Sábado de Aleluia.

23 ABR 1957 – 3a.  – “3 Rotações”, coluna de discos, que antes se chamava  “Discomania” aparece com esse novo nome pela primeira vez, ainda assinada por “Nettinho”.

30 ABR 1957 – 3a.  – “Radio”, coluna antes assinada por MVN passa a ser capitaneada por Jota Marciano.  Se vê que houve alguma mudança dentro da redação da UH.

M A I O   1 9 5 7   v i s t o    p o r    U L T I M A    H O R A

2  Maio 1957 – 5a.  – Trio Los Panchos, o mais famoso conjunto vocal das Américas, hoje às 21:30 na Radio Record, a Maior.  Apresentações: Geraldo Blota.

3  Maio 1957 – 6a. - Tito Madi, que ganhou o estrelato com “Não diga não”, atua na boite Dominó, no Rio de Janeiro-DF, aparece em foto junto com a cantora Maria Lopes, que diz o artigo, é sua noiva, com casamento próximo. Coluna “3 Rotações” de Miguel Vaccaro Netto, há foto de Roberto Côrte-Real e José Scatena lançando o sêlo DOT, como parte integrante do braço internacional da RGE.

7 May 1957 – 3a. – Clichê de Leny Eversong ao lado de Elvis Presley e Ed Sullivan, no programa de TV mais famoso dos EEUU, “Ed Sullivan Show”, na coluna do MVN. Nota: notícia  publicada com 3 mêses de atraso, o que era 'normal' nos anos 1950s.
Elvis Presley, Leny Eversong & Ed Sullivan no dia 6 Fevereiro 1957, em New York City. 

14 May 1957 – 3a.  – “Samba e “Rock” unidos no primeiro Baile do Disco realizado no Palácio Mauá, com presença de Maysa e Ângela Maria (foto de Ângela em vestido de noite).  Na coluna “3 Rotações”: “Rock’n’roll Robbins”,  MVN revela os titulos das musicas do 10 polegadas de Martin Robbins com “Long tall Sally”, “Maybelline” etc., dizendo que é R’n’R, o ritmo alucinante.  As musicas lembram muito Elvis Presley, o verdadeiro lançador do R’n’R.

15 Maio 1957 – 4a.  – Tito Madi desmente noivado com a cantora-colega Maria Lopes (coluna de Radio de Jota Marciano).

21 Maio 1957 – 3a. – Dick Farney, pianista erudito, começou a gostar de jazz bem cêdo.  Filho do compositor Eduardo Dutra, que não se opôs ao gosto do filho.  Dick foi contratado pela Radio Mayrink Veiga em 1938. Em 1941 tocou no Casino da Urca;  em 1946 no Casino Copacabana; em 1947 gravou “Copacabana” (Princezinha do mar) e segue para os EEUU contratado pela William Morris, trabalhando na NBC e Estudios Walt Disney. Aparece no filme “Somos dois”, do produtor Milton Campos e “Perdidos de amor” com Fada Santoro.

22 Maio 1957 – 4a.  – Caterina Valente termina dois filmes na Alemanha.  “Bonjour Caterina” e “Eu sou a musica”  [MVN].
Edith Piaf & Yves Montand nos anos 1940s.
Edith Piaf fotografada por Antonio Aguilar no Hotel Jaraguá em São Paulo. 

24 Maio 1957 – 6a.  – Edith Piaf  hoje nas Radio Nacional e Excelsior e TV Paulista, Canal 5.  Foto no Jota Marciano, junto à cantora Marlene.

27 Maio 1957 – 2a.  – Ouça Edith Piaf hoje às 22:05 na TV Paulista, Canal 5.
Ultima apresentação de Edith Piaf em São Paulo: 6 Junho 1957, quinta-feira, no Teatro de Cultura Artística, na rua Nestor Pestana, numa iniciativa da Organização Victor Costa.

22 Junho 1957 - sáb.  -  Terezinha Morango, Miss Amazonas é coroada Miss Brazil 1957 na 4a. edição do concurso de Miss Brasil realizado no Hotel Quitandinha em Petrópolis-RJ. 
Terezinha Morango desfila sorridente na passarela do Hotel Quitandinha na noite de 22 Junho 1957.
Terezinha Morango Miss Brazil 1957 & 15 misses from other states of the Brazilian Federation on 29 June 1957.
Terezinha Morango, Miss Brazil 1957 in Long Beach, California. 

J U L H O   1 9 5 7   v i s t o    p o r    U L T I M A   H O R A

2 Julho 1957 – 3a. – Enrico Simonetti, o “meias vermelhas”, está à frente da direção musical da RGE.

Julho 1957 – 5a. – Rosana Toledo é a tal desde os 8 anos de idade - Rainha do Rádio Mineiro grava na Polydor [matéria de capa do 3º caderno] -  Contratada da Radio Inconfidência desde 1955.  Gênero preferido é o melodioso, como samba-canção e bolero. É adepta da natação e volley-ball. Atua na Radio Mauá no DF e TV Rio. Primeiro disco: "Faça de conta” de Fernando César acoplado de “Chove lá fóra” de Tito Madi. Foto com a mãe no clichê interno.

19 Julho 1957 - sáb. - Miss Peru é escolhida Miss Universe 1957 nos EUA. Gladys Zender de 18 anos vence o 6o. certame realizado no Municipal Auditorium de Long Beach, California. Terezinha Moranga, Miss Brazil 1957 consegue a segunda colocação.
Gladys Zender (18) é coroada Miss Universe 1957 por Miss U 1956, a americana Carol Morris.
Momento emocionante que Gladys é apresentada como Miss Universe 1957.
Miss Cuba, England, Universe, Brazil & Germany.
Miss Cuba (Maria Rosa Gamio Fernández), Miss England (Sonia Hamilton), Miss Universe (from Peru) Gladys Zender, Miss Brazil (Theresinha Morango) & Miss Germany (Gerti Daub).
Gladys Zender & Terezinha Morango na capa de Manchete; Miss Germany (Gerti Daub) was the fthe crowd's favourite.
Zender & Morango.
Leona Gage, Miss USA 1957, renunciou à coroa no dia 19 Julho 1957, um dia depois de ser eleita, por ter sido denunciada pela própria sogra de ser casada e ser mãe de 2 filhos. Miss Utah, Charlotte Sheffield foi automaticamente posto em seu lugar. 
Leona Gage, ex-Miss Maryland & Miss USA fala aos jornalistas sobre sua situação. Disse que entrou no concurso para poder ajudar os filhos na educação. Seu marido era sargento na Aeronáutica. E a sogra uma bruxa dos infernos...
Leona chora na rampa... entrevista coletiva. 

30 Julho 1957 – 3a. – João Dias, nascido em 12 Outubro 1927 em Campinas. Primeiro menino depois de 6 mulheres, de pai espanhol e mãe brasileira. Nome verdadeiro: João Dias Rodrigues. Mudaram-se para São Paulo quando ainda era criança. Abandonou os estudos e foi trabalhar de impressor numa oficina da rua Piratininga, no Brás. Em 1946, com 19 anos começou a cantar em festas e dirigente da Orquestra Brasil o convida para ser “crooner” dela. Depois que a Orquestra se desfêz foi contratado para cantar na Radio São Paulo. Foi apresentado a Francisco Alves por Dennis Brean na Boite Cairo (hoje “Bambú”) e isso mudou sua vida, pois tornou-se o “sucessor” do Rei da Voz.

A G O S T O    1 9 5 7   v i s t o    p o r    U L T I M A    H O R A

19 AGOSTO 1957 - 2a. -  'Onda de paixões' (Raw Edge) com Yvonne De Carlo e Rory Calhoun, no Cine Marrocos

- "Treze cadeiras" com Oscarito e Zé Trindade no Cine Art-Palácio.

20 AGOSTO 1957 - 2a. - "Vence o amor" (Totò, Peppino e la malafemmina) com Totò, Teddy Reno, Dorian Gray e Peppino di Filippo, no Cine Ipiranga.

22 AGOSTO 1957 - 5a. - The Platters na Radio e TV Record - O maior contrato já feito no país por nossos setores artísticos com uma atração estrangeira - Contrato sensacional:  Cr$ 500 mil diários entre 10 e 15 de Setembro de 1957.

S E T EM B R O   1 9 5 7    v i s t o   p o r    A   G A Z E T A

17 SETEMBRO 1957 - 3a. - The Platters no Teatro Paramount - de 17 a 26 de Setembro 1957 - apresentações as 20:00 e 22:00.  The Platters, conjunto que estreia em temporada de 10 dias no Paramount, é o mesmo que a Record não conseguiu contratar recentemente, apesar do esforço econômico feito nesse sentido.
The Platters se apresentam em São Paulo em Setembro 1957. No Rio cantam na TV Tupi-Canal 6.

No anúncio:  Viggiani & Bregmann apresentam as mais notáveis atrações internacionais diretamente de Hollywood. 'Las Vegas' music hall com os astros famosos do filme 'Ao balanço das horas' [Rock around the clock]- Os Platters - desfile de cantoras - malabaristas - bailados.

19 SETEMBRO 1957 - 5a. - UH entrevista Sergio Ricardo - seção 3 Rotações de Miguel Vaccaro.

26 SETEMBRO 1957 - 5a. - Foto de Agostinho dos Santos, Sylvio Caldas, Luiz Wanderley junto à Zola Taylor e David Lynch dos Platters após apresentação do conjunto no Teatro Paramount.

- Buck Ram, empresário de The Platters e compositor de vários sucessos disse ao Miguel Vaccaro que quer que The Platters 'Tarde triste', de Maysa.

8 OUTUBRO 1957 - 3a. - The Platters no Teatro João Caetano no Rio de Janeiro - o conjunto do-wop também se apresentou na TV Tupi, Canal 6.

- conversa ouvida entre Adolfo Rozenblit, dono da gravadora Mocambo, que distribui os discos da Mercury no Brasil e Buck Ram, empresário dos Platters, era na base do meio-inglês e meio-yidish.

ROCK ‘N’ ROLL  FANTASY  -  OUTUBRO  1957  -  TV  RECORD  

9  OUTUBRO  1957 – 4a. -  a revista “The Rock ‘n’ Roll Fantasy”  estréia no Teatro de Cultura Artística, rua Nestor Pestana. Espetáculo de grande sucesso apresentado no Brooklyn-Paramount Theater, onde o famoso DJ Alan Freed, da Radio WINS 1010, realizava “festivais de Rock” periódicamente. Talvez a primeira revista-musical sobre o “ritmo alucinante”, surgido nos Estados Unidos há dois anos [1955] e consolidado com o sucesso retumbante de Elvis Presley no ano passado [1956].

Pernas, vozes e louras conquistam o Festival  - manchete do caderno de espetáculos de UH  em matéria assinada por Miguel Vaccaro Netto, que já havia acompanhado as apresentações da troupee de mais de 30 pessoas no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, Distrito Federal. Vaccaro explica aos leitores que o Rock and Roll é uma mistura de
boogie, swing e fox-trox, e que foi dado o nome de Rock mais para efeito de “novidade”.

N.B.:  Vaccaro quase acertou na definição do novo ritmo, só esquecendo-se do C&W [Country and Western], a musica dos caipiras brancos do Sul dos U.S.A, um dos elementos primordiais que compõe o rock.

Vaccaro, então,  passa a discorrer sobre os vários membros da “revista”.

1. Freddie Mitchell & his Orchestra -  rapaz de alguma fama;  toca de maneira eficiente e barulhenta;  embora com poucos músicos [não especifica o número deles], se impõe ao público.

2. The Cookies  -  três moças “coloreds” vestindo-se todas de branco, fazendo bem o contraste com suas peles.  Interpretações agradáveis e harmoniosas.

N.B.: Vaccaro, errôneamente, traduz o nome do conjunto como “As Cozinheiras”, o que não é correto. “Cookies” são, na verdade, biscoitos ou bolachas. Vaccaro continua tentando ser “engraçado”, comparando as “cozinheiras” com  “the Platters” [os “pratos”], dizendo que haveria aí uma boa culinária na mistura.  As Bolachinhas [Cookies] tiveram que esperar mais 5 anos para [finalmente] ficarem famosas, quando gravaram “Chains”, de Carole King & Gerry Goffin, em Novembro de 1962.  “Chains” ficou mais famosa ainda quando foi re-gravada pelos Beatles, um conjunto britânico que revolucionaria o mundo pop em 1964.

3. Maureen Cannon -  pequena e bonita, simpática, personalíssima  - foi a mais aplaudida no Teatro João Caetano, no Rio.  Ela merece! Canta apenas dois números, mas como canta.  Miss Cannon grava pela Jubilee, dos U.S.A.

4. The Four Knights  -  o ponto alto do show que Paulinho Machado de Carvalho trouxe a São Paulo. Os “Quatro Cavaleiros Errantes” gravam na Capitol.  Provam que quando um não quer, quatro não desafinam. Rapazes sempre sorridentes e com uma movimentação cênica que não se encontra nos conjuntos locais.

5. Dani Marlo  -  plástica excelente, vestida num minúsculo traje, como quem vai à praia.  Sosinha é um espetáculo à parte.

N.B.: Vaccaro não especifica se a moça canta, dança, ou “pinta o sete”.

6. Jackie Dee, a Bombshell -  ou mesmo a “Atomic Blonde” [Loura Atômica], com apenas 17 anos de idade, canta e dança simultâneamente, sempre abraçada à sua guitarra.  Lembra um Elvis Presley de saias. Sempre acompanhada de sua “Ma” [mother] Harriett, que contagia a todos com seu bom humor.

7. The Tyrones  -  são sete rapazes endiabrados que moravam no mesmo bairro [Vaccaro não especifica o estado, a cidade,  ou tampouco o bairro] e um dia, resolveram: “Vamos formar um conjunto musical?” para atormentar a vizinhança.  Piano, contra-baixo elétrico [que foi uma atração aparte], saxofone e bateria.  O quinto membro bate palmas para acentuar o ritmo, sendo que os dois ultimos cantam. A movimentação cênica é ótima.  Se não convencem no disco, agradam totalmente no palco ou TV, com seu comportamento travesso.  Já gravaram para a
Mercury  o 78 rpm “My rock and roll baby”, e “Year around love” no lado B.

8. Dançarinas & dançarinos  -  Edith, Marta & Evelyn são as principais atrações dançantes.

N.B.: Vaccaro não diz nada a respeito dos “partners” masculinos das moçoilas, que, pasmem, não são norte-americanas; sendo duas Argentinas e uma de Espanha.  Supõe-se que ‘las chicas’ entraram para a troupee do “Rock Fantasy” quando a companhia passou por Buenos Airess.

15 Outubro 1957 – 3a.  – “Pernas para cima, cabeças para baixo” – é assim essa dança louca do Rock – Matéria de capa do 3º caderno da UH - É a primeira vez que o público Brasileiro toma contacto com a frenética dança do Rock - As “chicas” made in Buenos Aires -  Edith Boher, argentina, que já morou no Rio, em 1955, parcipando da companhia teatral de Walter Pinto, e de filme com “el Broto”, Francisco Carlos. De volta a Buenos Aires recebeu convite do empresário Valdez, para integrar a “Rock’n’Roll Fantasy”. Marta Portillo, de Buenos Aires também, que com sua irmã Maria Ester [também na revista], passou do ballet clássico ao Rock num piscar d’olhos; e finalmente Evelyn Domingues, natural de Orenze, na Galícia, Espanha, que abandonou o curso de Direito, partiu para a Argentina; aprendeu a dançar o Rock e acabou entrando no “cast” da revista que se apresentou em Buenos Aires e Montevideo, antes de vir para o Rio de Janeiro e São Paulo.

18 Outubro 1957 – 6a.  -  TV Record apresenta o “Rock’n’Roll Fantasy” as 22:30 pelo Canal 7.

18 Outubro 1957 – 6a.  -  Bienvenido Granda se apresenta na TV Tupi – declara que seus ultimos sucessos no Brasil, “Angustia”, “No toque este disco”, “Soñando contigo”, “Señora”, e outros, foram gravados há mais de 12 anos; portanto em 1945, no final da ultima Guerra.

22 Outubro 1957 – 3a.  -  Maureen Cannon grava na RGE.  A interessante cantora do “Rock’n’Roll Frantasy” gravou um 78 rpm para o sêlo de José Scatena. Boa pedida.  Nota de Miguel Vaccaro Netto, em sua coluna “Três Rotações”.

N.B.:  Vaccaro não divulga os títulos, mas sabemos que as duas musicas gravadas são: “Oh Johnny”, classico de Domínio Popular da musica popular Yankee, já gravado pelas Andrews Sisters, entre outros, e Mama come save your child”, um “blues-corrido” [se existir essa classificação].  Maureen é competentemente acompanhada da orquestra do
fabuloso colega-de-trabalho Freddie Mitchell.

23 Outubro 1957 – 4a. -  Queriam ficar no Brasil vários dos astros do “Rock’n’Roll Fantasy” – Não só pela popularidade que conseguiram, mas porque gostaram imensamente da atividade artística da Paulicéia. Mostraram disposição em prolongarem sua estada, com probabilidade de até aqui se fixarem.  Maureen Cannon, a mais popular da turma, recebeu convite para voltar à São Paulo daqui há 3 ou 4 meses, para uma temporada solo [isso só realmente acontecendo mais de 2 anos depois, em Janeiro de 1961].  Nota da coluna “Ouvi ou vi”,  de Jota Marciano.

23 Outubro 1957 – 4a.  – Greve atrasa a prensagem do 1º e único 78 rpm de Maureen Cannon, que deixou saudades do “Rock’n’Roll Fantasy”.  Coluna 3 Rotações de MVN.

25 Outubro 1957 – 6a.  -  clichè com foto de Maureen Cannon entre Walter Silva, chefe de divulgação da RGE e Valter Arruda, do mesmo sêlo.  Maureen, num vestido estampado, segurando um LP da RGE, sorri descontraída.

11 Novembro 1957 – 2a.  -  estréia de “Absolutamente certo”, de Anselmo Duarte, no Art-Palácio e Cine Ópera.  O primeiro filme brasileiro onde aparece o novo ritmo rock'n'Roll.

Informações complementares sobre membros do  R O C K ’ N ’ R O L L  F A N T A S Y:

http://cartazes-internacionais-no-brasil.blogspot.com.br/2012/06/rocknroll-fantasy-1957.html 

e sobre a tournee de Maureen Cannon em 1961:


http://cartazes-internacionais-no-brasil.blogspot.com.br/2012/06/maureen-cannon-january-1961.html

N O V E M B R O   1 9 5 7     v i s t o    p o r     U L T I M A    H O R A

Ângela Maria & Satchmo

25 NOVEMBRO 1957 - 2a. - Ângela Maria cantou e saudou Louis Armstrong, em nome dos artistas brasileiros, perante 8 mil pessoas que lotavam o Ginásio do Ibirapuera. Satchmo foi a primeira grande atração internacional trazida pela TV Record ao Brasil. Blota Junior foi o mestre de cerimônia.
Louis Armstrong sendo recebido pelo Presidente Juscelino Kubitschek no Palácio do Catete. Da esquerda p'ra direita: Dorival Caymmi, Fernando Lobo, Presidente Juscelino, Comendador Cesar Bahaar, Lamartine Babo, Pixinguinha e Louis Armstrong.
Pixinguinha e Louis Armstrong esperam no Palácio do Catete para serem recebidos pelo Presidente da República.
Didi ao telefone .
Didi despede-se de Guiomar em viagem com o Botafogo. Note a cara do reporter foi recortada...
Didi & Guiomar.
Didi & Guiomar.

Gladys Zender, Miss Universe 1957

Miss Peru being paraded in the sun.